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  • Foto do escritorMiguel C.

A busca pelo o que está diante de você

No meu dia a dia, observo frequentemente que muitos de meus clientes estão focados em aumentar sua base de clientes, investindo tempo e recursos em estratégias para atrair novos consumidores para seus produtos e serviços.


Embora essa preocupação seja compreensível e importante, noto que muitos acabam negligenciando uma verdadeira mina de ouro: seus clientes atuais.


Os clientes existentes são, muitas vezes, subvalorizados, mesmo sendo eles que já demonstraram confiança e interesse nos produtos ou serviços oferecidos.


Em vez de concentrar tanto esforço em conquistar novos clientes, as empresas deveriam investir mais em fortalecer e prolongar o relacionamento com aqueles que já fazem parte de sua carteira.


Uma relação sólida e duradoura com os clientes atuais traz inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, é mais econômico manter um cliente do que conquistar um novo. Investir em estratégias de fidelização, como programas de recompensas, atendimento personalizado e comunicação constante, pode aumentar significativamente a lealdade dos clientes e, consequentemente, o valor de cada um deles ao longo do tempo.


Só para ilustrar, nos últimos 9 meses não fechei nenhum contrato através de ações de marketing que captaram novos clientes. Até porque não fiz nada nesse sentido. 100% dos contratos que negociei vieram através da minha carteira de clientes, que trouxeram mais clientes.


Clientes satisfeitos tendem a ser os melhores defensores da marca. Eles recomendam produtos e serviços para amigos e familiares, gerando um marketing boca a boca poderoso e autêntico, que muitas vezes supera qualquer campanha publicitária. Esse tipo de recomendação tem um impacto positivo e direto na aquisição de novos clientes, pois vem de uma fonte confiável e próxima.


Portanto, é essencial que você empresário enxergue o potencial de seus clientes existentes. Criar uma estratégia que priorize a satisfação, a lealdade e o engajamento contínuo com esses clientes é fundamental para construir uma base sólida e resiliente, que sustente o crescimento sustentável da empresa.


Texto: Miguel Cappuccio

Internology Soluções em Marketing


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